Marcadores

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Alimentação e afeto

Comida, afeto e prazer estão intrinsicamente associados. A primeira forma do bebê receber afeto e estabelecer o vínculo com a mãe é pela amamentação / aleitamento. No processo de alimentar o bebê são transmitidos segurança, carinho, aceitação, afeto... e o vínculo vai sendo construido e fortalecido a cada dia.
Quando o bebê passa a ingerir papinhas e não mais apenas leite, é muito comum que as mamães se preocupem e ocorram milhares de dúvidas em relação ao tipo de alimento a oferecer, quantidade, preparo das papas, horários, como escolher os ingredientes, qual a forma mais saudável de cuidar do pequeno, entre tantas outras... A preocupação extrapola a questão alimentar em si, mas adquire outros significados que fazem parte do mundo subjetivo e da relação mãe-bebê. Cada mãe vivencia a seu jeito e vai descobrindo e construindo (com maior ou menor sofrimento) a sua forma de cuidar desta área tão importante no desenvolvimento das crianças.
A dificuldade para oferecer uma alimentação mais saudável pode começar na própria história e na família de origem - nas tradições, crenças, valores e nos conceitos e pré-conceitos que se tem. Frases do tipo "na minha época não tinha nada disso" ou " eu te criei sem essas "coisas"" são frequentes e impõem um desafio para quem deseja fazer diferente. Oferecer o que é "mais gostoso" - diga-se de passagem, para o nosso paladar... - e não o que é melhor - e que também pode ser gostoso, porquê não??!! - é prática comum. E aqui incluimos bastante açucar, comidinhas com muuito sal, frituras, entre outras cositas más. A intenção até pode ser boa, mas o resultado não é dos melhores...
Indico um blog de uma mãe amiga, mãe "natureba", que se empenha em oferecer uma alimentação saudável aos seus pequenos e que no blog relata suas experiências e dá várias dicas para quem se interessa pela questão. O blog pretende ser um espaço de troca e compartilhamento, que faz com que as pessoas se sintam menos solitárias e se enriqueçam no processo.
Boa leitura e deliciosas comidinhas!
http://maenatureba.blogspot.com/

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei Rô...
Ser citada num blog maravilhoso como o seu... não podia ser melhor...
beijos,
Mama E.